quinta-feira, 1 de outubro de 2026
EDUCAÇÃO

Câmara analisa proposta que vincula conclusão do ensino médio à matrícula em universidade pública

Projeto em análise na Câmara dos Deputados propõe que a conclusão do ensino médio assegure acesso às universidades públicas. A mudança acabaria com o vestibular como mecanismo de seleção e exigiria reorganização da oferta, das vagas e da estrutura das instituições.
1000371791-1-768×512-1

Um projeto em análise na Câmara dos Deputados propõe alterar a forma de ingresso nas universidades públicas. Pela proposta, a conclusão do ensino médio seria suficiente para assegurar o acesso ao ensino superior público, sem que o vestibular continuasse a funcionar como filtro para definir quem poderia ocupar uma vaga.

A mudança desloca o centro do debate: em vez de concentrar a disputa na seleção dos estudantes, o texto trata da capacidade de atendimento das próprias universidades. As instituições teriam de organizar a oferta de cursos, vagas e estrutura para receber os concluintes do ensino médio.

A proposta é apresentada como um modelo de acesso universal às universidades públicas. Ela ainda está em tramitação e, portanto, não modifica as regras atualmente aplicadas pelas instituições.

Conclusão do ensino médio passaria a orientar o ingresso

O projeto estabelece uma ligação direta entre o fim da educação básica e a entrada na universidade pública. Nesse desenho, o estudante que concluir o ensino médio não precisaria disputar uma vaga por meio de vestibular para ter acesso ao ensino superior.

O vestibular deixaria de exercer a função de selecionar os candidatos que poderiam ingressar. A matrícula passaria a ser o mecanismo de entrada, conforme a organização definida para atender os estudantes que chegassem a essa etapa da formação.

Essa alteração muda a relação tradicional entre número de candidatos e quantidade de vagas. Atualmente, a seleção é usada para ordenar a procura por cursos cuja oferta é limitada. No modelo previsto no projeto, a prioridade seria assegurar atendimento a todos os concluintes, o que exigiria planejamento diferente por parte das universidades.

Universidades teriam de reorganizar a oferta

O principal efeito previsto no texto recairia sobre a estrutura do ensino superior público. Com o acesso desvinculado da disputa por vagas, as universidades precisariam planejar como acomodar o conjunto de estudantes aptos a ingressar.

Esse planejamento envolveria a distribuição das matrículas e a organização dos cursos. Também alcançaria a capacidade física e acadêmica das instituições, já que a chegada de novos alunos teria impacto sobre salas de aula, laboratórios, bibliotecas, professores e demais serviços universitários.

A proposta, portanto, não trata apenas da substituição de uma prova por uma matrícula. Ela altera a forma como o sistema público de ensino superior teria de dimensionar sua oferta. A universidade passaria a administrar o acesso universal em vez de concentrar sua atuação na seleção dos candidatos.

O texto coloca a capacidade de atendimento como uma questão central para a execução do novo modelo. A garantia de acesso dependeria de uma reorganização capaz de compatibilizar a conclusão do ensino médio com a oferta efetiva de formação universitária.

Fim do vestibular não encerraria o planejamento acadêmico

A proposta não elimina a necessidade de planejamento por parte das universidades. Mesmo sem utilizar o vestibular como filtro de entrada, as instituições continuariam responsáveis por estruturar os cursos e definir como receber os estudantes.

A diferença estaria na finalidade desse planejamento. Em vez de estabelecer quem entraria e quem ficaria de fora, a organização universitária teria de indicar como atender a todos os concluintes abrangidos pelo modelo.

O projeto também desloca para as instituições a responsabilidade de lidar com a expansão da demanda. A discussão deixa de ser limitada ao desempenho dos candidatos em uma prova e passa a envolver a capacidade instalada e a necessidade de ampliar a oferta do ensino superior público.

O texto não transforma automaticamente as universidades em instituições de acesso universal. Para que a medida fosse aplicada, ainda seria necessário concluir a tramitação e definir as condições de implementação previstas na proposta.

Proposta ainda depende de tramitação

Como está em análise na Câmara dos Deputados, o projeto ainda pode passar por diferentes etapas antes de uma eventual aprovação. A tramitação é necessária para que o texto seja examinado, discutido e, se for o caso, transformado em norma.

Até a conclusão desse processo, permanecem válidas as regras de ingresso adotadas pelas universidades públicas. A apresentação do projeto, por si só, não altera vestibulares, processos seletivos ou calendários de matrícula.

O debate legislativo envolve uma mudança estrutural no acesso ao ensino superior. De um lado, está a ideia de fazer da conclusão do ensino médio a passagem para a universidade pública. De outro, está a necessidade de adaptar a rede de instituições para atender uma quantidade maior de estudantes.

O projeto coloca essas duas etapas no mesmo eixo: garantir a entrada e organizar a capacidade de atendimento. Caso avance, a discussão deverá considerar como as universidades receberiam os concluintes, como seriam distribuídas as vagas e de que maneira a estrutura acadêmica acompanharia o novo modelo.

O que a proposta muda no papel do vestibular

No formato previsto, o vestibular deixaria de definir quais concluintes teriam acesso à universidade pública. A prova perderia o caráter de barreira entre o ensino médio e o ensino superior, enquanto a matrícula assumiria papel central na passagem para a etapa seguinte.

Essa alteração não significa apenas modificar o instrumento usado no ingresso. O projeto propõe rever a própria lógica de acesso: a seleção deixaria de ser o ponto principal e a oferta universitária passaria a ser organizada para contemplar todos os estudantes que concluíssem o ensino médio.

O resultado seria uma mudança na função das universidades públicas. Elas teriam de planejar o atendimento de uma demanda definida pela conclusão da educação básica, e não apenas pela quantidade de candidatos aprovados em um processo seletivo.

A proposta, contudo, permanece em fase de análise. Seus efeitos dependeriam do texto final aprovado, das regras de aplicação e da capacidade de reorganização das instituições públicas de ensino superior.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.